Botando Quente

O diálogo vai além das palavras postadas no Instagram

A governadora Raquel Lyra está entrando cada vez mais no modo “eu contra eles“. Em seus discursos ela tem atirado contra adversários, muitos deles reais, mas, em algumas situações, são quimeras que ela criou para justificar situações que estão se afunilando pela falta de tato político ou pelo excesso de “cuidado” para não criar corvos, digamos assim. Pela desconfiança extrema que tem com seu entorno, a governadora sufoca novas lideranças, excluindo possibilidades de ouvir conselhos importantes e segue fazendo o que lhe convém, mesmo que a fórmula mostre que está dando errado.

PS: não sou eu quem diz isso. É gente que esteve do lado ou ainda está.

Vejamos o caso da reunião que a governadora teve no Palácio das Princesas com oito prefeitos da Região Metropolitana do Recife. A pauta foi a mais evasiva possível. Não estava na agenda oficial, não foi divulgada pela Secom. Quem esteve lá na noite da terça 29: Mirella Almeida (Olinda), Mano Medeiros (Jaboatão), Ramos (Paulista), Elcione Ramos (Igarassu), Edmilson Cupertino (Moreno), Paulo Galvão (Itamaracá), Jogli Uchoa (Araçoiaba) e Diego Cabral (Camaragibe). Todos esses prefeitos são aliados da governadora. Cabral não é tão declarado assim, mas tem se aproximado mais e mais, principalmente depois que Raquel prometeu levar um batalhão da PM para a cidade.

A postagem da governadora começa assim: “Me reuni com oito prefeitos da RMR”. Mas, estão faltando duas palavras aí e a frase real é: “Me reuni com oito prefeitos aliados meusda RMR”. Porque, no mínimo, três ausências foram sentidas: João Campos, do Recife, Lula Cabral, do Cabo de Santo Agostinho, e Vinícius Labanca, de São Lourenço da Mata. Não há justificativa para que eles não estivessem na reunião a não ser um critério: político. Porque os três são oposição a Raquel Lyra.

A governadora fala na postagem em “seguir avançando com diálogo, parcerias, pautas administrativas e investimentos”. Cabo e São Lourenço, segundo o Anuário da Segurança Pública, divulgado semana passada, são a quinta e a sexta cidades mais violentas do Brasil. E a pergunta é: qual a pauta administrativa que o governo do Estado tem com essas cidades? O Recife tem o maior número absoluto de homicídios do Estado: qual o diálogo que Raquel tem oferecido a João?

Juntando os oito municípios representados pelos prefeitos aliados, somam 1.789.207 pessoas. Os três municípios que não foram convidados têm 1.810.814 habitantes. Não dá pra desconsiderar isso, governadora. 

Antes de começar seu governo, em um gesto elogiável, Raquel reuniu todos os prefeitos do Estado em Caruaru, em dezembro de 2022. Esse ano, ela reuniu todos os gestores da RMR no Palácio em março. Outro gesto digno de aplausos. Quando ela diz na sua postagem que “o Palácio está de portas abertas para todos os prefeitos e prefeitas” isso precisa se refletir em gestos e não apenas em palavras aplaudidas pelos comissionados no seu Instagram. Até o final de 2026, com ou sem eleição, a governadora de Pernambuco é Raquel Lyra.

Interior

Em agenda intensa de três dias, no final de semana, o senador Humberto Costa (PT) visitou oito municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco, incluindo Pesqueira, Poção, Afogados e Tabira. Durante os encontros com prefeitos e lideranças, ele anunciou novos investimentos, entregou equipamentos e vistoriou obras. O roteiro também teve escuta das demandas locais e reforço das parcerias com as gestões municipais. “Estamos percorrendo Pernambuco para ouvir a população e garantir que os recursos cheguem onde mais são necessários”, afirmou Humberto.

Desafinada

A vereadora Ninha Professora divulgou o resultado de uma auditoria do TCE-PE que identificou graves irregularidades na Secretaria de Obras de Gravatá, comandada pela primeira-dama Viviane Facundes, aquela mesma que cantou com Wesley Safadão no São João e levou um carão do mesmo tribunal. Segundo o relatório, houve pagamentos superfaturados e por serviços não executados, totalizando mais de R$1 milhão em prejuízo ao erário. A secretária é responsabilizada junto com a empresa contratada e um engenheiro do município.

CEUs

Pernambuco terá mais oito CEUs da Cultura, totalizando 12 cidades contempladas com os centros de inclusão e acesso à cultura. Os novos municípios anunciados incluem Olinda, Jaboatão, Itamaracá, Itapissuma, Ipojuca, Arcoverde, Buíque e Petrolina. Os equipamentos terão investimento médio de R$ 2,2 milhões, com recursos do Novo PAC e contrapartida do Estado. As obras serão executadas pela Cehab e devem durar cinco meses. A iniciativa visa promover cultura, lazer e formação para comunidades em situação de vulnerabilidade.

Arraes

A Câmara dos Deputados realizará, no dia 13 de agosto, sessão solene em homenagem aos 20 anos da morte de Miguel Arraes. A cerimônia foi proposta pela deputada Maria Arraes (SD-PE), neta do ex-governador. A solenidade reunirá autoridades, parlamentares, familiares e admiradores. Arraes será lembrado por sua atuação em defesa da justiça social e da democracia. A deputada também lançou camisa em tributo ao legado do avô, em parceria com a marca Golpe Store.

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.