Vento ventania
E não é que a base governista conseguiu reverter os efeitos do cavalo de pau dado pela oposição na Assembleia Legislativa? As nuvens pesadíssimas na CPI do Bilhão agora se transformaram em, digamos, uma lufada de ar que não gira nem catavento. Pro alívio de muita gente graúda, parece que as coisas vão ficar mais calmas . Pelo menos até que outro vendaval como o do começo da semana aconteça.
Depois de uma semana tensa em que acumulou derrotas e amargou as suspeitas de muitos por conta do seu agora ex-assessor especial Manoel Medeiros, a governadora deverá ter um fim de semana de paz. A volta de Joãozinho Tenório e, principalmente, Débora Almeida à liderança dos seus partidos foi como uma brisa suave entrando pela janela do gabinete de Raquel Lyra.
Quem sabe, caso as coisas continuem como estejam e o governo consiga brecar a oposição da CPI do Bilhão, a governadora abaixe o tom incisivo de suas últimas aparições, com direito a subida em cadeira e secretário pedindo voto. Governar não é só discursar para suas bases, é também encarar os desafios de quem não concorda com você. Porque se tem uma coisa certa em política é que os ventos mudam muito rapidamente.
Em especial porque quem encerra a semana por baixo não costuma assistir parado à vitória de uma adversária do quilate da governadora. É sempre bom estar atento às intempéries, até porque as nuvens ainda estão carregadas e podem ser levadas por uma ventania de volta da Alepe para o Palácio das Princesas.
4 linhas
Mesmo calada sobre as estripulias do seu ex-assessor já há dois dias, Raquel Lyra soltou essa em Caruaru, no Ouvir Para Mudar: “O jogo político eu jogo dentro das quatro linhas. Quando se joga fora disso, está fora de combate e esse não é o jogo que eu jogo”. Me lembrou um certo ex-presidente…
Sudene
A posse do novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, acontece na próxima segunda (25), às 10h30, no auditório do Moinho Recife Business & Life, no Recife. O evento será presidido pelo secretário-executivo do Ministério da Integração, Valder Ribeiro. Natural de Bom Conselho, o gestor tem longa trajetória no setor financeiro e empresarial.
Só deu PT
Os senadores petistas de Pernambuco, Teresa Leitão e Humberto Costa, estão entre os três melhores do Nordeste no Prêmio Congresso em Foco 2025, na categoria júri popular. É o terceiro ano seguido em que Teresa aparece na lista, enquanto Humberto repete a presença também pela terceira vez, após também ter sido eleito o melhor senador da região em 2023 e 2024. A cearense Augusta Brito (PT) completa o trio de premiados deste ano.
Noronha
Virgílio Oliveira, 28 anos, tomou posse como administrador-geral de Fernando de Noronha nesta quinta (21), após aprovação unânime na Alepe. Advogado e filho do deputado federal Waldemar Oliveira, ele já vinha atuando como adjunto. O atraso na sabatina que confirmou seu nome foi um dos estopins do embate recente entre governo e oposição no Legislativo.