Pesquisa Quaest: Lula vence em todos os cenários

Sondagem de opinião reflete bom momento do presidente, na esteira da campanha contra os super ricos e a taxação de Trump

Pesquisa de opinião Genial Quaest divulgada nesta quinta-feira 17 sobre as eleições presidenciais mostra o presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) na frente de todos os adversários em todos os cenários projetados pelo instituto, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho, em 120 municípios, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. 

Lulavence todos no segundo turno e empata tecnicamente com Tarcísio

Foram colocados oito cenários pelo instituto, a maioria deles simulando candidatos no espectro da direita e da extrema-direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, e eventuais postulantes que venham a ser apoiados por ele, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), seu filho e deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) e os governadores Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (UB-GO), além do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

No primeiro turno, Lula oscila entre 32% e 30%, a depender dos cenários estabelecidos. Já no segundo turno, Lula obtém o seu maior percentual de intenção de votos, 43%, quando o candidato é alguém da família Bolsonaro, Jair, Michelle ou Eduardo. Quando o eventual adversário é Tarcísio, o cenário é de empate técnico (41% a 37%), embora numericamente o presidente apareça à frente do governador de São Paulo. Contra os outros governadores, Lula mantém a dianteira: 41% a 36% contra Ratinho e Eduardo Leite e 42% a 33% contra Zema e Caiado. 

A pesquisa chega após a onda de crescimento de avaliações positivas nas redes sociais e a reversão dos índices negativos de aprovação do governo, após a campanha contra a rejeição por parte do Congresso da taxação do IOF e dos super ricos e das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar produtos brasileiros em 50% condicionando a uma possível anistia a Bolsonaro.

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.