Na nova rodada de pesquisa divulgada pela emissora de TV nesta quarta 26, o prefeito do Recife amplia vantagem no 1º e 2º turnos
A nova pesquisa divulgada pela CNN em parceria com o Instituto Alfa coloca João Campos (PSB) numa posição de liderança folgada na disputa pelo governo de Pernambuco em 2026. No cenário de primeiro turno, o prefeito do Recife aparece muito à frente de Raquel Lyra (PSD) e dos demais candidatos testados. Na simulação de segundo turno, a distância cresce ainda mais.


No cenário 1, correspondente ao primeiro turno, João Campos registra 50% das intenções de voto. Raquel Lyra surge com 24%, seguida por Eduardo Moura (Novo), com 5%, e Gilson Machado (PL), com 3%. Ivan Moraes (PSOL) não pontua. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 7% não souberam responder.
Nos votos válidos do primeiro turno, João sobe para 61%. Raquel chega a 29%, Eduardo Moura alcança 6%, Gilson Machado marca 4% e Ivan Moraes permanece zerado. A “distância” do prefeito do Recife para a governadora, nessa simulação, é de 32 pontos percentuais.
O cenário 2, que simula um segundo turno entre João Campos e Raquel Lyra, amplia ainda mais a vantagem do PSB. João marca 58% das intenções de voto, enquanto Raquel aparece com 28%. Brancos e nulos totalizam 10%, e 4% não souberam responder.
No recorte dos votos válidos, a distância dobra: João chega a 67%, contra 33% de Raquel. O resultado reforça o favoritismo do prefeito caso a disputa ocorresse hoje.
Foram ouvidas 1.200 pessoas em 56 cidades entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Leitura –A fotografia mostra que Raquel Lyra mantém um patamar estável, mas distante da competitividade necessária para encostar no pré-candidato do PSB. João Campos, por sua vez, segue beneficiado pela visibilidade acumulada na gestão do Recife e pela força histórica da Frente Popular no Estado.
Fotos: Edson Holanda/PCR e Yacy Ribeiro/Secom













