EUA suspendem tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

Casa Branca retira sobretaxa para café, frutas, cacau, carnes e outros itens após conversa telefônica entre Trump e Lula

Da Agência Brasil

Os Estados Unidos suspenderam, nesta quinta-feira (20), a tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de produtos agrícolas brasileiros. A decisão, anunciada pelo presidente Donald Trump, retira a sobretaxa de itens como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina, segundo lista divulgada pela Casa Branca.

A medida foi detalhada em ordem executiva assinada por Trump, na qual o presidente afirma que a decisão ocorre após uma conversa por telefone com Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o documento, ambos concordaram em iniciar negociações para resolver pendências citadas no Decreto Executivo 14.323, que ainda estão em andamento.

A Casa Branca explicou que autoridades estadunidenses recomendaram a retirada parcial da tarifa com base no “progresso inicial” registrado nas tratativas com o Brasil. A suspensão, segundo o texto, é considerada necessária para lidar com a emergência nacional estabelecida no mesmo decreto.

Reação – Pouco depois do anúncio, Lula divulgou vídeo nas redes sociais chamando a suspensão da tarifa de “um sinal importante”. Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente disse que a medida não resolve todas as questões, mas representa um avanço relevante.

“Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante”, afirmou. Lula agradeceu a decisão de Trump e disse esperar um encontro presencial, no Brasil ou em Washington, para buscar um entendimento comercial mais amplo.

O presidente gravou o vídeo em São Paulo, antes de embarcar para a África do Sul, onde participa da Cúpula do G20. Ele afirmou que só fará um agradecimento completo quando todas as pendências forem resolvidas entre os dois países.

Itamaraty – Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, o governo brasileiro afirmou ter recebido “com satisfação” a decisão dos EUA. O Ministério das Relações Exteriores destacou que a medida é retroativa a 13 de novembro, data da última reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio em Washington.

O Itamaraty reafirmou que o Brasil está disposto a prosseguir com as negociações para “solucionar questões entre os dois países”, ressaltando os 201 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

A chancelaria destacou ainda que vê a suspensão da tarifa como reflexo do avanço das tratativas bilaterais nas últimas semanas.

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.