Governo abre inscrições para artistas dos ciclos carnavalesco e junino de 2026

Convocatória recebe propostas de grupos, trios, quadrilhas e orquestras até 14 de novembro pelo Mapa Cultural de Pernambuco

O Governo de Pernambuco abriu nesta quinta (16) as inscrições para o CAJU – Ciclos Carnavalesco e Junino 2026, que vai selecionar artistas, grupos, coletivos, orquestras, trios pé-de-serra, quadrilhas e agremiações tradicionais para as programações festivas do Estado do ano que vem. As inscrições seguem até as 16h59 do dia 14 de novembro, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer a economia criativa em todas as regiões.

“Estar na linha de frente da valorização da nossa cultura popular é um compromisso do Governo de Pernambuco. O CAJU propõe uma construção coletiva, abrindo caminhos e facilitando a participação de artistas de todo o Estado, com menos burocracia e mais acesso”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. Segundo ela, a ação reforça a integração entre o Carnaval e o São João, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura e movimentando a economia nos municípios.

Convocatóriaestá com as inscrições abertas até 14 de novembro

Podem participar pessoas físicas com mais de 18 anos, naturais ou residentes em Pernambuco há pelo menos um ano, além de microempreendedores individuais e pessoas jurídicas de natureza cultural. As propostas se dividem em dois blocos: no Carnaval, serão selecionadas iniciativas ligadas às tradições populares, orquestras, frevo, dança e música; no São João, haverá espaço para trios pé-de-serra, quadrilhas juninas, bandas e outras expressões musicais. “A iniciativa visa ampliar o acesso da população às diferentes linguagens culturais e incentivar trocas entre artistas, comunidades e saberes”, destacou Carla Pereira, diretora de Ações Culturais da Fundarpe.

Orientações – As inscrições devem ser feitas por meio do cadastro do proponente como agente individual na plataforma. O suporte técnico será oferecido via WhatsApp (81) 3184-3018 e pelo e-mail contato.mapacultural@secult.pe.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dúvidas sobre documentação podem ser enviadas para contactacaofundarpe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184-3015.

Fotos: Daniela Pedrosa/Secult-PE/Fundarpe

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.