Recado claro: o Congresso não nos representa
A esquerda foi às ruas no domingo dizer que não aceita a PEC da Blindagem e a anistia aos golpistas. É um momento importante porque, após anos levando caldo dos bolsonaristas, retomou as rédeas da opinião pública numa reação de proporções que há muito não se via. Mostrou que não vai aceitar o que o pior Congresso da história quiser fazer.
Política é mais que rede social e discurso: é a vivência diária, o trabalho árduo, o cochicho no pé do ouvido e, quando é necessário, um grito bem dado e um pé na porta. Foi isso que o domingo disse em alto e bom som. Uma retomada do protagonismo do debate público e uma prova de que, se organizar direitinho, todo mundo transa. Politicamente falando, claro.
Aqui em Pernambuco essa indignação alcançou um degrau a mais por causa do voto favorável do deputado Pedro Campos à PEC da Blindagem. A reação do potencial eleitorado de João Campos, repercutiu forte na imagem dos irmãos: Pedro que foi às redes se desculpar; o prefeito do Recife, presidente nacional do PSB, também disse que o partido vai ser contra no Senado. Há quem diga que não será suficiente porque as redes sociais estão inundadas de críticas aos Campos.
Por fim, o recuo de tantos outros políticos que haviam sido a favor da PEC e a estilada dos bolsonaristas às manifestações de domingo traduzem um recado claro: o Congresso não nos representa, não pode fazer o que quiser e, quem insistir nisso, vai perder voto ano que vem. E, quiçá, o mandato.
Foto: Agência JC Mazella
Pesquisa 1
A pesquisa Real Big Data soou como uma ducha fria para os partidários da governadora, que esperavam um crescimento das intenções de voto após semanas de intensa movimentação, entregas e ordens de serviço. Mas há quem diga que, quando a campanha começar pra falar, a força da máquina e dos prefeitos pode melhorar a situação.
Pesquisa 2
Outra avaliação pertinente é que os índices de João Campos não caíram após o voto de Pedro Campos na PEC da Blindagem. Das duas uma: ou o eleitorado socialista não fez a associação entre os irmãos ou realmente não tá nem aí para a política nacional.
Solene

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) promove nesta terça (23), às 18h, no auditório Sérgio Guerra da Alepe, uma Reunião Solene em homenagem a mais de 60 defensoras e defensores dos direitos ambientais. Na ocasião, será lançada a cartilha Racismo Ambiental e Justiça Climática, quarto volume da série Educando para os Direitos Humanos. Foto: João Penna
Goiana
As obras do novo campus do IFPE em Goiana começaram nesta segunda (22), com acompanhamento do prefeito Marcílio Régio. A unidade, anunciada em agosto com presença do ministro Camilo Santana e destacada pelo presidente Lula em visita à Hemobras, promete ampliar o acesso ao ensino técnico e superior, qualificando jovens e fortalecendo o desenvolvimento da Mata Norte.