Pernambuco será contemplado com 39 dos 500 novos peritos médicos federais nomeados pelo Ministério da Previdência Social, comandado pelo caruaruense Wolney Queiroz. Os profissionais atuarão em 18 municípios do Estado e devem começar a tomar posse já em agosto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), com a publicação dos primeiros 250 nomes no Diário Oficial da União.
Atualmente com uma ocupação de 125 profissionais, o Estado aumentará em 31,20% sua capacidade operacional de perícia médica. Os municípios que receberão os novos peritos médicos são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Jaboatão, Palmares, Paulista, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

A medida integra o esforço do governo federal para reduzir o tempo de espera por perícias médicas no INSS, especialmente nas Regiões Norte e Nordeste, onde estão as maiores filas. Ao todo, 268 novos peritos vão atuar no Nordeste, aumentando em mais de 36% a capacidade operacional da região. No Norte, o crescimento será de 46,56%.
À frente da pasta, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz destacou que a prioridade é atender quem mais enfrenta dificuldades para acessar os serviços: “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou.
O concurso que viabilizou as nomeações foi realizado em fevereiro de 2025, após 15 anos sem seleção para o cargo. Quase 14 mil candidatos participaram do processo, organizado pelo Cebraspe. Ao todo, 235 municípios em todo o país serão beneficiados nesta primeira etapa.