Wolney anuncia reforço de 39 peritos médicos para 18 municípios de Pernambuco

Pernambuco será contemplado com 39 dos 500 novos peritos médicos federais nomeados pelo Ministério da Previdência Social, comandado pelo caruaruense Wolney Queiroz. Os profissionais atuarão em 18 municípios do Estado e devem começar a tomar posse já em agosto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30), com a publicação dos primeiros 250 nomes no Diário Oficial da União.

Atualmente com uma ocupação de 125 profissionais, o Estado aumentará em 31,20% sua capacidade operacional de perícia médica. Os municípios que receberão os novos peritos médicos são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Jaboatão, Palmares, Paulista, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

Wolney Queiroz: “Medida visa reduzir tempo de espera”

A medida integra o esforço do governo federal para reduzir o tempo de espera por perícias médicas no INSS, especialmente nas Regiões Norte e Nordeste, onde estão as maiores filas. Ao todo, 268 novos peritos vão atuar no Nordeste, aumentando em mais de 36% a capacidade operacional da região. No Norte, o crescimento será de 46,56%.

À frente da pasta, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz destacou que a prioridade é atender quem mais enfrenta dificuldades para acessar os serviços: “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, afirmou.

O concurso que viabilizou as nomeações foi realizado em fevereiro de 2025, após 15 anos sem seleção para o cargo. Quase 14 mil candidatos participaram do processo, organizado pelo Cebraspe. Ao todo, 235 municípios em todo o país serão beneficiados nesta primeira etapa.

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.