Pernambuco no picadeiro: artistas locais ganham espaço no Festival de Circo do Brasil

A etapa nacional do festival acontece no Recife em novembro, com oportunidade de intercâmbio cultural e programação especial na França

O Festival de Circo do Brasil abriu as inscrições para a convocatória de artistas circenses pernambucanos interessados em participar da 19ª edição do evento, que será realizada de 1º a 9 de novembro no Grande Recife. Solos, grupos, companhias e coletivos podem inscrever seus espetáculos, que poderão ser apresentados tanto em teatros quanto nas ruas da cidade, até o dia 8 de setembro, pelo site oficial do festival.

Festival terá edição especial na França

Produzido pela Luni Produções, o festival terá uma edição especial em 2025, com uma etapa internacional em Toulouse, França, de 17 a 28 de setembro. O tema deste ano, Aldeia de Tous (Aldeia de Todos), incentiva apresentações que explorem sustentabilidade, democracia e a mistura do circo com outras linguagens artísticas, promovendo novas perspectivas para a arte circense.

A seleção será feita por curadores do festival, que avaliarão critérios artísticos e temáticos. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, incluindo MEIs, desde que atuem em Pernambuco. A edição de 2025 conta com patrocínio do Banco do Nordeste, apoio da Funarte, Ministério da Cultura, Consulado Francês e governos estadual e municipal, reforçando a importância do intercâmbio cultural e da valorização da cena circense local.

Wilfred Gadêlha

Nascido em Goiana-PE no período pleistoceno, Wilfred Gadêlha é formado em jornalismo pela UFPE. Atuou em vários veículos como repórter e editor, é geminiano, metaleiro e metido a cantor. Já escreveu livros, apresentou programa de rádio e dirige e roteiriza documentários que ninguém viu. Também foi secretário de Comunicação na terra-natal e em São Lourenço da Mata e fez várias campanhas - algumas perdeu e outras ganhou.

® O Fervo. Botando Quente. Todos os direitos reservados.