Falta menos de um ano para a eleição, mas, na prática, aqui em Pernambuco, a campanha para o governo do Estado começou faz tempo. Aliados (e outros nem tão aliados assim) da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João Campos, vêm se digladiando em ações, discursos e postagens nas redes sociais praticamente desde o fechar das urnas de 2024. A “novidade” agora é a entrada dos protagonistas no jogo – e com toda a pilha que o clima já quente propõe.
“Ain, como assim, Wilfred, se nem João, líder nas pesquisas com folga, toca no nome de Raquel, nem ela cita o prefeito?”
Basta observar os últimos movimentos de ambos.
Por exemplo, as inserções do PSB na TV são campanha pura. Mostram um João Campos acelerado e entregando obras, numa indireta direitíssima à dificuldade da governadora em tirar os projetos do papel. “Quando a gente governa, não dá pra perder tempo”, diz o prefeito na peça publicitária.
Outro exemplo: em entrevista à CBN nesta segunda 17 o prefeito desmentiu a governadora, ao responder a uma pergunta do colega Ricardo Dantas Barreto sobre as declarações de Raquel sobre ter encontrado as contas do Estado em frangalhos. Até então, João evitava entrar em conflito diretamente. Pois isso mudou.
Do outro lado do Capibaribe, Raquel, que já vinha subindo o tom contra a oposição nas agendas, mudou a estratégia de comunicação e agora faz ilações agudas sobre as “fraquezas” do potencial adversário. Na entrega dos equipamentos e viaturas às polícias, também nesta segunda, a governadora soltou uma farpa, ao prometer que vai terminar 2025 com a maior redução no número de homicídios: “Isso não se faz com discurso, se faz com investimento”.
Ao que parece, a (pré-)campanha por proxy acabou. Os capitães dos times entraram em campo: 2026 começou!
Cuidado
A entrevista na Rádio Folha mostrou uma Marília Arraes conciliadora. Conhecida pelas falas e posições assertivas, a ex-deputada federal está tendo muito cuidado com o que fala. Escaldada com suas últimas experiências, adotou a estratégia do “se quiserem brigar, não contem comigo”.
Sem trégua
A oposição a Rodrigo Pinheiro tá com a faca nos dentes. Já tem um tempo que o ex-prefeito José Queiroz aparece diariamente descendo a lenha no prefeito de Caruaru nas redes sociais. Agora é a vez da psolista Michelle Santos, que, ao contrário do veterano, usa um tom mais sarcástico nos seus vídeos.
COP30

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, usou a COP30 para destacar o PREVBarco, serviço que leva atendimento do INSS a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Reforçou que “não há proteção ambiental sem proteção social” e lembrou que, só em 2025, as cinco unidades atenderam mais de 98 mil pessoas e movimentaram R$ 68 milhões nas economias locais.
Narrativa
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, rebateu o que chamou de “narrativa do governo” sobre as emendas parlamentares e afirmou que o debate na Casa não trata de 2026, mas do orçamento de 2027, que será executado por outra gestão. Para ele, ao insinuar o contrário e tentar jogar a opinião pública contra o Legislativo, a governadora “agride a verdade”.















