Expoente da dança contemporânea, companhia carioca apresenta três espetáculos inéditos e gratuitos no Recife, de 24 a 28 de setembro
Após encher os palcos com 30 sessões de 23 espetáculos oriundos de três países, o 18º Festival Cena CumpliCidades entra em sua semana de despedida com uma programação inédita e gratuita, oferecendo aos recifenses o melhor da dança contemporânea nacional. Uma das mais respeitadas companhias de dança do País, a Focus Cia de Dança (RJ) celebra seus 25 anos de carreira com três espetáculos de seu internacionalmente aplaudido repertório.

No dia 24 de setembro, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pernambuco, às 19h, ocorre a performance Trupe, que evoca o artista em sua eterna travessia até onde o povo está. No dia 26, o Teatro Luiz Mendonça sobe a cortina para De Bach a Nirvana, em que a música erudita e o rock servem poesia e vigor com música ao vivo. Já no dia 27, no mesmo palco, a plateia vai ao encontro de Carlota – Focus Dança Piazzolla, vigoroso e poético tributo ao tango através da dança contemporânea. Fechando a série, haverá uma segunda sessão de Trupe, dia 28, às 11h30, no Parque da Jaqueira.
A circulação Petrobras Focus 25 anos é realizada por meio do patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, Pernambuco inaugura o projeto no Nordeste. Mais de 50 mil pessoas já participaram como espectadores da turnê este ano.
Em De Bach a Nirvana, os dez bailarinos dançam interagindo com a arquitetura do palco e com o quinteto de cordas que se apresenta ao vivo. Johann Sebastian Bach (1685-1750), maior nome da música barroca, e a célebre banda Nirvana, de Kurt Cobain (1967-1994), inspiram Alex Neoral, diretor artístico e coreógrafo que há mais de três décadas dedica-se exclusivamente ao ofício da arte. Atualmente, além da Focus Cia de Dança, ele também está na direção da Comissão de Frente da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel.
Carlota – Focus Dança Piazzolla, criada em 2023, presta homenagem às mestras de Neoral, especialmente Carlota Portella (1940-2024), e é sucesso de crítica e público desde a estreia no Sesc Copacabana. São 11 tangos do bandoneonista Astor Piazzolla presentes na montagem, que reconfigura as matrizes do ritmo para a dança contemporânea.

Já Trupe é uma homenagem aos artistas mambembes que atravessam tempos e espaços levando arte por onde passam. “Trupe acontece em forma de cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador”, explica Neoral. A performance já foi apresentada no Canadá e na Espanha, com grande repercussão.
Realizado pela Associação Cultural Artistas Integrados, o Cena CumpliCidades conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco; apoio da Temporada França-Brasil 2025, da Aliança Francesa, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da UFPE; além da cooperação do Cena Expandida e do Festival Internacional Cena Noronha.