Com selo comemorativo, missa, exposição e concerto gratuito, universidade reforça trajetória iniciada na Faculdade de Direito do Recife
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora 198 anos neste domingo (11) e preparou uma agenda gratuita que celebra a fundação da Faculdade de Direito do Recife, em 1827 — considerada o marco inicial da universidade e uma das instituições jurídicas mais antigas do Brasil. Hoje, a UFPE reúne mais de 35 mil estudantes e três mil docentes nos campi de Recife, Vitória e Caruaru.
Como parte das comemorações, a UFPE anunciou a expansão para o Sertão de Pernambuco, com a instalação de um novo polo em Sertânia. Quatro cursos de graduação devem começar já em setembro. A programação do aniversário se espalha por Recife, Olinda e Várzea, combinando história, cultura e valorização do ensino superior público.
As comemorações começaram no dia 6 de agosto com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No domingo (11), às 9h, será celebrada uma missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, onde funcionaram as primeiras turmas da Faculdade de Direito do Recife no século 19. Às 18h, no hall da FDR, será aberta a exposição A Faculdade de Direito do Recife Retratada em Textos e Imagens, que segue até 22 de agosto.

Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, ocorre uma cerimônia que marca três datas simbólicas: o aniversário dos cursos jurídicos no Brasil, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a volta oficial da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco ao prédio histórico da faculdade, onde foi fundado há mais de 170 anos.
Música também compõe a agenda de aniversário da UFPE. Na segunda-feira (12), às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea recebe o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresenta o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor Danilo Guanais. O concerto tem entrada gratuita.
Criado em 2010, o Coro de Câmara é reconhecido no Brasil e no exterior por seu trabalho em defesa da música nordestina. Já se apresentou em países como França, Portugal e Estados Unidos. A apresentação faz parte da turnê Vozes Ancestrais, com apoio da Funarte, por meio do Projeto Pixinguinha.
Com foco na valorização do ensino superior público e na memória institucional, a UFPE reforça seu papel como uma das universidades mais importantes do Brasil. As ações deste mês marcam o início do ciclo de celebrações que conduzirá a instituição rumo ao seu bicentenário.
Fotos: Divulgação