Projeto Bora Combinar na Praça percorre quatro cidades da RMR com ações gratuitas entre outubro e novembro
O projeto Bora Combinar na Praça, da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, começa nesta sexta-feira (24), na Praça da Várzea, no Recife, das 18h às 20h30. A iniciativa gratuita percorre quatro cidades da Região Metropolitana entre outubro e novembro, com o Som na Rural e a DJ Kananda P.X levando música, informação e diálogo sobre prevenção sexual voltada a jovens e adolescentes.

As ações incluem rodas de conversa sobre prevenção combinada ao HIV e outras ISTs, direitos sexuais e reprodutivos, além da distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais informativos. Depois da capital, o projeto seguirá por Camaragibe, Paulista e Jaboatão.
A proposta busca ampliar o acesso a diferentes métodos de proteção, como as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), o uso de camisinha, a testagem regular e a redução de danos no uso de álcool e drogas. Segundo o Ministério da Saúde, 125 mil jovens vivem com HIV no Brasil, e 37% dos novos casos estão entre pessoas de 20 a 29 anos.
Realizado pela Gestos com apoio da Federação Internacional de Planejamento Familiar (IPPF), o Bora Combinar na Praça aposta na combinação entre arte, informação e cuidado coletivo para promover saúde e autonomia sexual entre as juventudes.
Fotos: Nilton Pereira















